Revista Diário - 10ª Edição - Setembro 2015
Revista DIÁRIO - Setembro 2015 - 79 F ast Fahion chega em Macapá, e há pouco mais de um ano demostra a força de uma tendência mundial que veio para mudar o mercado consumidor amapaense. A popular “compra rápida’’ começou a dar o ‘’ar de sua graça” de uma forma versátil e, é claro, com muito estilo. Comprodutos que se adequamao que o público quer emais pede no momento, satisfazendo as‐ sim a peculiar inconstância femini‐ na e, nos tempos atuais, atende ao gosto masculino também! As empresas perceberamque os consumidores aprenderam a espe‐ rar pelas liquidações. Então, inven‐ taram uma nova forma de vender seus produtos: abastecendo as no‐ vidades do mercando fashion de forma rápida. Pelo fast fashion, as coleções chegam às lojas a cada se‐ mana ou mesmo em intervalos de dias. A ideia é que a produção se es‐ palhe emmais modelos e ganhe va‐ riedade. Essa ‘’onda’’, que vem pas‐ sando comforça total nomundo, co‐ meçou na Europa com as conheci‐ das marcas Zara, H&M e outras. Os preços são convidativos e além disso fazem o consumidor comprar a roupa empouco tempo, já que a peça pode sair da vitrine. As‐ sim, as lojas buscamalcançar odese‐ jodo consumidor eatendê‐lode forma rápida! Éavelocidade ‐ movimento puro ‐ que faz parte do cotidiano das pessoas. Consequentemente o sistema se adequa a essa realida‐ de. No setor têxtil não poderia ser diferente, como declarou FlávioRocha, CEOda rede varejista Riachuelo: “Amoda tra‐ dicional era estática, comcoleções que ficavamuma eterni‐ dade na loja. O fast fashion força a moda a se reinventar. O cliente fica impaciente quando vê uma coleção se arrastar por seismeses. Então, mais emaismodelos são produzidos, exigindo talento e capacidade de produção”. A partir das mudanças capitaneadas por Rocha, a Riachuelo produz e vende hoje 400 mil peças por dia – um recorde no varejo nacional ‐ que abastecem 216 lojas no país. Para o clima instável e sem estações definidas no Brasil, es‐ pecificamente no Norte, o público temuma grande variedade de pe‐ ças conforme a necessidade das pessoas, sem precisar esperar sair toda a coleção inverno, como geralmente acontece. As lojas que se adequaram a essa nova forma de venda e de diversificação por aqui, como as lojas C&A, Riachue‐ lo e Renner, estão cada vez mais se expandindo e trazendo gran‐ des nomes da moda para assinar suas coleções. Para muitas pes‐ soas esse modelo de compra, é uma ótima pedida. EmMacapá, coma chegada de novos shoppings, o fast fashion vi‐ rou uma realidade acessível de compras para toda a população do estado do Amapá, que passou a se deliciar como consu‐ mo demarcas famosas vendidas por umpreço acessível. Lo‐ jas das varejistas Marisa, Riachuelo, Renner e C&A sempre se encontramcheias de umpúblico ávido por novidades da moda. Então, fica o convite: vamos às compras? ● Fast Fashion em Macapá Revista online www.convergeap.com Texto: Juliana Monteiro Blogueira de moda e acadêmica Moda
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