Revista Diário - 13ª Edição - Fevereiro 2016
Revista DIÁRIO - Fevereiro 2016 - 19 A s instalações das empresas listadas foram as res‐ ponsáveis pela fundação do município santanen‐ se. Com elas, aos poucos a área foi sendo povoa‐ da, através de vilas, como a tradicional Vila Amazo‐ nas. Mas a desordem na ocupação fez com que o município hoje apresente grandes problemas de in‐ fra‐estrutura e sociais, porém mantendo o atrativo para grandes investimentos. O Porto de Santana foi criado em 1980 com a finalidade de atender à movimentação de mer‐ cadorias por via fluvial, transportadas para o estado do Amapá e para a Ilha de Marajó. Atualmente, o logradouro é visto como local propício para o desenvolvimento econômico do estado do Amapá. É nisso que aposta a So‐ reidom, pertencente à holding francesa CEM, acreditando que em tempos de crise, principal‐ mente econômica, empreender é a fórmula mágica. A Soreidom, que no Amapá opera com O Moinho de Trigo, trabalha no setor industrial, sendo especialista em transporte e comercialização de grãos, estando em San‐ tana desde 2014 com grandes projetos, dentre eles a construção de uma pequena fábrica de beneficiamento de trigo. Como um diferencial no estado e município, pa‐ ralelamente à industrialização a empresa desenvolve ações de inclusão social. Mas as atividades do grupo vão além, com atuações em exportação de fertilizantes, fá‐ brica de cimento, também investindo no setor de trans‐ porte de break bulk e ração com estimativa de geração de 60 empregos diretos, todos aproveitando a mão de obra local. O diretor administrativo e também representante do Soreidom no Brasil, Jango Yersin, informa que o investi‐ mento na implantação da fábrica de trigo poderá ultra‐ passar 12 milhões de reais. Ele ressalta que a execução do projeto foi planejada com base na sustentabilidade mediante o triple bottomline ou People, Planet, Profit, correspondendo aos resultados de uma organização me‐ didos em termos sociais, ambientais e econômicos. O Grupo também tem negócios no Suriname, Guadalupe, Martinica, Haiti e Guiana Francesa. A Soreidom acredita que a performance social e am‐ biental de uma empresa é tão importante quanto a fi‐ nanceira, e que por isso uma das propostas do grupo é dar continuidade ao projeto prime, ou seja, inserir no mercado produtos de qualidade, que fazem parte da cul‐ tura da empresa, e capacitar a comunidade local por meio de cursos técnicos, oficinas e palestras com profis‐ sionais trazidos diretamente da França, possibilitando a melhoria de vida da população amapaense com técni‐ cas inovadoras, facilitando a empregabilidade e prepa‐ rando‐a para o mercado. Após a conclusão de estudo de viabilidade de atua‐ ção do Grupo no Amapá, iniciado em 2013, foram cons‐ tatados inúmeros fatores favoráveis para o Soreidom de‐ senvolver seus projetos no estado, dentre eles a locali‐ zação geográfica estratégica e área portuária apropriada para desembarque de diversos produtos. ●
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