Revista Diário - 13ª Edição - Fevereiro 2016

Revista DIÁRIO - Fevereiro 2016 - 73 T endo como principal atrativo da isenção fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Zona Franca Verde (ZFV) surge como um espaço econômico para a instalação de indústrias para a fabri‐ cação de produtos com matéria prima de origens ani‐ mal, vegetal e mineral da biodiversidade amapaense. O governador Waldez Góes garante que o governo já iniciou o planejamento para a instalação da ZFV no Ama‐ pá. Segundo ele, superada a carência de energia elétrica com a interligação do Amapá ao Sistema Integrado Na‐ cional (SIN), e a melhoria e ampliação da rede de distri‐ buição de energia elétrica, as áreas de comunicação e in‐ fra‐estrutura da malha rodoviária são as que deverão re‐ ceber maiores investimentos para garantir a vinda das indústrias. Ele destaca que o setor de infra‐estrutura já está recebendo a atenção necessária através das obras do Plano Rodoviário e de Mobilidade Urbana, que estão sendo executados com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES). Um dos gargalos, no entendimento de Waldez, é a in‐ fra‐estrutura portuária. “Para superar os problemas da infra‐estrutura portuária, tive uma reunião de trabalho com a presidente Dilma. Entre as 22 prioridades está exatamente o Porto de Santana, que precisa ser moder‐ nizado urgentemente. Para que isso ocorra, pedimos au‐ torização para abertura do capital da Companhia Docas de Santana, renovação por mais 25 anos da concessão do porto, redefinição da poligonal e liberação de recur‐ sos financeiros para realização de estudos técnico e científico na Barra Norte e Barra Sul do rio Amazonas, que permitirão ao porto de Santana receber navios com maior capacidade de carga”. A presidente garantiu ao governador, na ocasião, que todos os estudos de viabilidade serão feitos em caráter de urgência, e as tratativas feitas diretamente por Wal‐ dez com o titular da Secretaria de Portos da Presidência da República, que tem como ministro chefe Helder Bar‐ balho. Ele já recebeu a garantia de que os recursos que o Amapá precisa podem advir do Plano de Investimento em Logística (PIL), lançado em junho pelo governo fe‐ deral. O mecanismo objetiva aumentar a capacidade portuária do país, que atualmente usa 63% do seu po‐ tencial, segundo a Secretaria dos Portos. O PIL dispõe de R$ 198,4 bilhões em infra‐estrutura para o país nos pró‐ ximos anos. Só para o setor portuário, o investimento previsto é de R$ 37,4 bilhões. Ogovernador tambémdestacou outras políticas imple‐ mentadas pelo governo e que se enquadram no ambiente econômico criado a partir da ZFV. Entre elas está o edital de concessões florestais, que foi lançado no início deste mês e vai permitir a extração sustentável do potencial ma‐ deireiro do estado pela iniciativa privada. ● ZFV é o embriãoda industrialização e da geraçãode empregoe renda

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