Revista Diário - 15ª Edição - Abril 2016

E m um cenário de crise no país e também fora dele, o Amapá pode ter achado – na verdade foi achado – como rota al‐ ternativa para o escoamento da produção de grãos do Mato Gros‐ so, um dos maiores produtores na‐ cionais de milho e soja. O projeto foi apresentado no fim de 2014, mas só agora sai da prancheta dos seus idealizadores, como o empre‐ sário matogrossense Marino José Franz, que comanda uma holding do agronegócio chamada Fiagril, que no Amapá controla a Cianport, responsável pela construção de um terminal graneleiro instalado no Porto de Santana. O projeto consiste em embar‐ car a produção do Mato Grosso em um modal de transportes que in‐ clui um trecho rodoviário até o distrito de Miritituba, em Itaituba (PA) como o fluvial, sendo transfe‐ ridas em barcaças que trarão a carga para o Porto de Santana, e de lá para os países consumidores. A principal vantagem para justificar essa logística é mesmo a economia que o frete fluvial proporciona. Os especialistas apontam que o cha‐ mado Corredor Norte de Expor‐ tação de Grãos significa um custo menor em cerca de US$ 50 (dólares) a US$ 80 por ca‐ da tonelada. CUSTOS Atualmente essa produção é embarcada pelos portos de Santos (SP) ou de Paranaguá (PR), que são extremamente congestionados, além de mais dis‐ tantes dos centros produtores. Pa‐ ra se ter uma ideia, a distância en‐ tre o Mato Grosso e o Porto de Santos é de 2.300 Km; já a distân‐ cia para Itaituba é de apenas 1.100 km. Outra grande novidade é que a Fiagril também quer investir na produção local de grãos, tanto que instala por meio do modelo cha‐ mado CPR (Célula de Produto Ru‐ ral) um sistema cooperado para adquirir a produção de fazendas do próprio estado do Amapá. ● Projeto de escoar a produção de grãos do Centro-Oeste, através do Porto de Santana, apesar dasmedidas oficiais, poderá ser executado pelomenos pela Fiagril, segundo anúncio feito pelo empresárioMarino Franz, de uma holding do agronegócio. Economia Revista DIÁRIO - Abril 2016 - 10 Reportagem: Cleber Barbosa PRIMEIRO naviocomsoja zarpaem SETEMBRO ● Empresário Marino Franz ● Através doportode Santana grãos do Centro- Oeste podem chegar a países consumidores

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