Revista Diário - 15ª Edição - Abril 2016
Revista DIÁRIO - Abril 2016 - 70 Vilmar Lima, Especialista emOdontopediatria, Ortodontia eOrtopedia Facial. Saúdebucal Abordagem odontológica a pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo No Brasil, estima-se um número de até dois milhões de casos de autismo. Cerca de metade desses casos ainda não foram diagnosticados. Atualmente, o autismo é referido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nomenclatura que indica uma ampla variação na sintomatologia e graus de dificuldades ou habilidades. A utismo é a denominação dada a um conjunto de comportamentos derivados de umdesenvolvimento neurobiológico atípico. Há evidências de que essa diferença neurológica esteja presente desde o nascimento ou até umperíodo anterior. No entanto, os comportamen‐ tos observados – através dos quais a desordemé diagnos‐ ticada – tendema ser apenas detectáveis a partir da idade de cerca de 18 meses. Entre as principais características do autismo estão alterações no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, interesses restritos e comportamentos repetitivos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo estejam no espectro do autismo. Os recentes números de estatísti‐ cas do autismo entre a população dos Estados Unidos e da Europa apontam para a existência de um aumento do número de casos diagnosticados. O Centers for Di‐ sease Control (CDC) dos EUA publicou os dados de uma pesquisa informando a incidência de um caso de autis‐ mo a cada 54 meninos e um caso de autismo em cada 252 meninas. A incidência é quase cinco vezes mais co‐ mum em meninos do que em meninas. Na velha perspectiva, o autismo é tido como uma de‐ sordem comportamental. Como consequência deste pensamento, as abordagens têm focado na mudança do comportamento, tentando eliminar os chamados com‐ portamentos atípicos. A nova linha de pensamento vê o autismo como o desenvolvimento resultante de um sis‐ tema neurobiológico programado para operar de forma diferente. A consequência dessa nova forma de pensar o autismo é um programa de desenvolvimento que bus‐ ca oferecer um ambiente físico e social que leve em con‐ ta essa diferença biológica e que promova o aprendiza‐ Dra.Vilmar Lima
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