Revista Diário - 19ª Edição
Revista DIÁRIO - Edição 19 - 11 e se voar na floresta amazônica O piloto amapaense Jorge Mareco, que é comandante dos modernos jatos da Latam Airlines, começou sua car- reira na aviação regional, mas sai emdefesa do setor, onde, inclusive se deu sua formação como piloto, no Aero Clube do Pará. Hoje, na aviação comercial, fala dos avan- ços e da tecnologia embarcada e o quanto isso ajuda a segurança. “Foi-se o tempo que voar era peri- goso, pois hoje em dia é muito mais seguro você sair daqui para Belém em uma aeronave de grande porte do que ir daqui até a Praça Zagury de carro, quando pode sofrer um acidente de trân- sito”, compara o profissional. Ele diz ainda que toda essa tec- nologia empregada diminui dras- ticamente a possibilidade de falha humana. “O computador está ali para ajudar a gente, mas claro que na hora em que ele falha, tem lá um ser humanos para controlar, daí eu dizer que a gente não pilota os aviões, a gente os gerencia”, completa o Comandante Mareco. ACIDENTES Entre os registros de acidentes fatais por aqui, antes daquele que vitimou o deputado e piloto Dalto Martins, em 2012, houve um em- blemático, em2001, quando o Co- mandante Pedro, recém transferido do Mato Grosso para Macapá, caiu comummonomotor com duas índias e duas parteiras a bordo. Elas viajavam de Oiapo- que para Macapá. O piloto não teria seguido recomendações da torre de controle e decolou com um das piores formações de nu- vens que existempara a aviação, o temido ‘Cumulonimbus’, apeli- dada pelos pilotos como cebezão . O mau tempo fez o comandante perder o controle da aeronave, caindo entre as montanhas, sem sobreviventes. Os pilotos locais disseram que naquelas condições até é possível voar, mas não por instrumentos, mas simum voo vi- sual, feito pela Costa do Amapá, o que demanda mais tempo, porém commais segurança. Em2013, umacidente comum Embraer Carajá de prefixo PT- VAQ, pertencente à empresa Fre- tax. O avião caiu na aproximação para o pouso em Monte Dourado (PA), na região do Vale do Jari, ma- tando dez pessoas, entre elas o pi- loto José Carlos Vieira Junior. DICAS Mas não há motivo para pâ- nico, afinal o gigantesco número de pousos e decolagens compara- dos com os raros acidentes aé- reos atestam a segurança, então são algumas dicas para aprovei- tar a viagem. – É comumo piloto falar “afive- lem os cintos pois iremos passar por uma forte turbulência”. Isso não é o mesmo que falar “o avião vai cair” é apenas para aumentar sua segurança. – É comum sentir um descon- forto nos ouvidos ou ficar “meio surdo”, para melhorar tente simu- lar umbocejos oumasque um chi- clete, pois o movimento de mastigar ajuda a destapar. Então uma boa viagem! Queda do avião da Fretax no vale do Jari, em 2013, que resultou em dez mortos. O mau tempo teria sido o maior causa da tragédia, pois o piloto se preparava para o pouso.
RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=