Revista Diário - 19ª Edição
Revista DIÁRIO - Edição 19 - 26 S erra do Navio já foi considerado como um dos maiores propulsores da economia do Amapá por contada exploraçãodomanganêsdurante50anos pela Indústria eComérciodeMinérios S/A(Icomi), res- ponsável pela construção de toda a infraestrutura ur- bana, dotando-a de saneamentobásico e uma dasmais eficientes redes de atendimento na área de saúde das regiões norte enordeste, referênciapara tratamentode várias doenças demédia e alta complexidade. Em1947 a Icomi venceu a licitaçãopara exploração domanganês na SerradoNavio, noentãoTerritórioFe- deral do Amapá. Diante da necessidade de maiores in- vestimentos, em 1950 a empresa norte-americana BethlehemSteel Company, se tornou sócia com49%do empreendimento. A Estrada de Ferro do Amapá (EFA) começou a ser construída emmarço de 1954 e foi con- cluída em janeiro de 1957. Em1980aBethlehemvendeusuaparticipaçãopara a Caemi, sendo a exploração de manganês encerrada em 1997. O trem continuou a circular transportando modesta quantidade de cromita epassageiros. Em março de 2006 a MMX Mineração e Metálicos, de pro- priedadedomilionárioEikeBatista assumiuo controle da ferrovia. O valor da concessão, de 814 mil reais, foi pago no ato da assinatura do contrato. AMMX Logística ofereceu garantias de 7,8 milhões de reais para operar o contrato, e ficouobrigada a fazer investimentos de 40,7 milhões de reais nos 193 quilô- metros de estrutura ferroviária do Amapá no prazo de dois anos após a assinatura do contrato, mas isso não ocorreu e pouco tempo depois aMMX foi vendida para a Anglo American, repassando-a pouco tempo depois para a mineradora Zamin, que posteriormente parali- sou suas atividades, deixando para trás graves proble- mas sociais e impagáveis dívidas trabalhistas. Estas duas últimas empresas estão sendo acionadas nos tri- bunais brasileiros e ingleses pelo Ministério Público para ressarcimento dos danos ambientais causados ao Pendências administrativase ju
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