Revista Diário - 3ª Edição - Fevereiro 2015

Revista DIÁRIO - Fevereiro 2015 - 47 orientaçãonas proximidades dos equipamentos demo‐ nitoramento eletrônico de velocidade instalados na ca‐ pital, que desde a ativação, emdezembro, já apresenta‐ ram redução no número de infrações, ou seja, as pes‐ soas já estão reduzindo a velocidade e, consequente‐ mente, o número de acidentes de trânsito também, re‐ duzindo drasticamente as estatísticas de mortes no trânsito. No carnaval deste ano as orientações sobre os perigos do álcool e direção retornarão, inclusive com apresentações no Sambódromo durante os intervalos dos desfiles das escolas de samba, reeditando o sucesso registrado anteriormente. MONITORAMENTOELETRÔNICO REDUZONÚMERODEMORTES Até o ano de 2012 Macapá era conhecida como a cidade que mais matava no trânsito brasileiro, uma triste realidade que precisava mudar. Preocupado com a situação, o prefeito Clécio Luís teve que tomar atitu‐ des mais eficazes que reduzissem o número de pes‐ soas que morrem no trânsito. A instalação dos 58 novos conjuntos semafóricos foi um passo para essa mudança, que agora já colhe os frutos da redução de acidentes com morte com a efe‐ tivação do monitoramento eletrônico de velocidade. “As pessoas estão mais conscientes sobre o excesso de velocidade, sabem que a imprudência mata e que traz muito sofrimento para várias famílias”, analisa Cristina Baddini.As ações de sensibilização em relação à im‐ plantação dos novos equipamentos estão acontecendo na cidade desde o mês de maio de 2014, quando o sis‐ tema foi apresentado à sociedade. De maneira trans‐ parente e eficaz o prefeito e a diretora presidente da CTMac explicaram o funcionamento e as vantagens dessa tecnologia. Ações diárias nos locais do monito‐ ramento são realizadas pela equipe de arte‐educado‐ res e agentes de fiscalização. MAISCONTATO COMAPOPULAÇÃO Para que uma gestão pública seja eficaz é necessário que os gestores adotemmecanismos que possam colo‐ car a população em contato imediato com os responsá‐ veis pelos serviços. Certa dessa necessidade, a CTMac inovou ao colocar à disposição o Disk Semáforo (99118‐ 5269), que funciona 24 horas por dia recebendo recla‐ mações e sugestões sobre o funcionamento dos semá‐ foros instalados. Também ativou o Disk CTMac (2101‐ 1201) que por enquanto funciona emhorário comercial, mas que recebe e faz averiguação de reclamações da po‐ pulação referente ao transporte público, abusos no trân‐ sito e estacionamento irregular de carros e motos. A di‐ retora presidente da CTMac, Cristina Baddini comemo‐ ra: “Os canais de reclamação tanto para semáforos quan‐ to para o trânsito estão em operação desde o início de 2014 e estão auxiliando na resposta rápida que a popu‐ laçãomerece”, acrescentando que a CTMac tambémpos‐ sui Twitter (@AscomCtmac) que diariamente responde a várias dúvidas e recebe sugestões da população. PARCERIASNAFISCALIZAÇÃO DOTRÂNSITOETRANSPORTE Para que a fiscalização no transporte de passagei‐ ros e ações de trânsito sejam mais eficazes, a CTMac firmou parcerias por meio de convênios com a Guar‐ da Civil Municipal de Macapá (GCM) e Polícia Militar, que já estão dando apoio em blitz contra o transporte irregular de passageiros. A CTMac entregou equipa‐ mentos de trabalho aos agentes da GCM, que estão dando apoio à Companhia.

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