Revista Diário - 3ª Edição - Fevereiro 2015
Revista DIÁRIO - Fevereiro 2015 - 48 FINALMENTEASINALIZAÇÃO APARECENACIDADE Desde o início da gestão a preocupa‐ ção com a sinalização de ruas e avenidas é constante. Anteriormente ruas semplacas in‐ dicativas de sentido, de parada obrigatória e li‐ mite de velocidade contribuíampara a causa de inú‐ meros acidentes de trânsito. Só no ano de 2014mais de 800 placas indicativas foram instaladas em toda cidade. Vias que receberam a recuperação asfáltica receberam nova sinalização vertical e horizontal, além dos traba‐ lhos de revitalização. A CTMac também realizou a sinalização de 10 pon‐ tos diferentes utilizados por taxistas, além dos pontos específicos para os mototaxistas com pintura no chão e instalação de placas. NOVOSABRIGOSNAS PARADASDEÔNIBUS Após minucioso estudo técnico foi implantado o no‐ vo modelo de abrigo para as paradas de ônibus. A in‐ tenção era criar um local que pudesse proteger os usuá‐ rios tanto da chuva quanto do sol. O novo layout foi aprovado pela população e já está em fase de instalação. No ano de 2014 foram instalados 30 novos abrigos e para 2015 estão previstos mais 30, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado Evandro Milho‐ mem. Também está prevista a recuperação dos antigos abrigos que estão em uso na capital. Nos locais onde ainda não existe o abrigo está sendo providenciada a instalação de placas indicando os locais que são paradas obrigatórias do transporte público. MAISMOTOTAXISTASSÃOREGULARIZADOS EESTÃOAPTOSPARAEXERCERAFUNÇÃO Em2014aPrefeituraMunicipal deMacapá (PMM) en‐ tregou 529 novas permissões para os profissionais que passaram a compor a classe de mototáxis regularizados na capital. A cerimônia de entrega contou coma presença de deputados, vereadores, secretáriosmunicipais e opre‐ feito Clécio Luís. A licitação para aumentar o número de mototaxistas legalizados foi uma das reivindicações da categoria. “Agora realmente acredito no que o prefeito Clécioprometeu. Ele disse e fez! Eu rodava irregularmen‐ te há 16 anos e agora realizeimeu sonho”, comemora Ize‐ nil Francalino, momentos antes de receber suapermissão das mãos da diretora presidente da Companhia de Trân‐ sito e Transporte de Macapá (CTMac), Cristina Baddini. “Esse momento é de conquista para muitos pais de família que agora poderão trabalhar dentro da lei e ga‐ rantir o sustento de seus filhos. Essa medida faz parte da organização do trânsito e transporte que a nossa ci‐ dade tempassado e ainda iremos fazer muitomais”, co‐ mentou o prefeito Clécio Luís. “Fico feliz em fazer parte dessa nova fase das vidas de cada um deles. Com o serviço de transporte organi‐ zado e com pessoas capacitadas e treinadas, quem ga‐ nha é a população”, comentou Cristina Baddini. ASCONSEQUÊNCIAS DOEXCESSODEVELOCIDADE Os limites de velocidade são definidos de acordo com as condições da via, do tipo de veículo que circula na área, o que existe nas proximidades e os conflitos de tráfego no entorno. Uma velocidade segura para trafe‐ gar está associada à capacidade de frear caso algo ines‐ perado esteja no caminho do condutor. Cidade
RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=