Revista Diário - 3ª Edição - Fevereiro 2015
Revista DIÁRIO - Fevereiro 2015 - 49 Para a diretora presidente da CTMac, CristinaBaddini, a distância de frenagemé amínima distância que umveí‐ culopercorre para conseguir parar completamente antes de atingir um obstáculo. A frenagem de um veículo de‐ pende do tempo de percepção do condutor, que é o inter‐ valo entre avistar o obstáculo e tomar a decisão de frear. Por isso quanto mais lento o veículo estiver, melhor será apercepção. SegundoBaddini, aindaquenão sejapossível identificar com clareza todos os fatores que contribuem para um acidente de trânsito, especialistas afirmam que o excessode velocidade está entre as principais causas de morte, em consequência de acidentes de trânsito. O excesso de velocidade aumenta o tempo necessá‐ rio para a frenagem, eleva a probabilidade de o moto‐ rista perder o controle do veículo e diminui a capacida‐ de dele se antecipar a possíveis perigos, por isso au‐ menta muito o risco de acidente e a gravidade das le‐ sões quando ele ocorre. TALONÁRIOELETRÔNICOFAZ PARTEDOPLANEJAMENTOPARA2015 Entreasações constantesno trânsitoe transporte, além do concurso público, a CTMac está em fase de contratação do talonário eletrônico, onde pormeio de smartphones os agentes irão realizar as autuações online, podendo inserir imagens que comprovem a infração e evitar erros. Outro projeto para este ano, seguindo a tendência dos grandes centros urbanos, é a implantação da Zona Azul, que é o es‐ tacionamentorotativonocentrodacidade, quevai garantir o acesso da população às vagas de estacionamento. Em conjunto com a licitação do transporte público, que também irá garantir corredores de ônibus, terminais de qualidade e ônibus novos, também será realizada a li‐ citação da bilhetagem eletrônica, garantindo de maneira mais eficaz o controle no número de passageiros, além oferecer o bilhete único. TRANSPORTEPÚBLICODEQUALIDADE ÉPRIORIDADEDACTMAC Entre as prioridades da nova gestão da capital está o transporte público de qualidade. Alémde garantir a rea‐ lização da licitação do setor, o que deve ocorrer em bre‐ ve, a população ainda conta com uma das tarifas de transporte público mais baratas do Brasil. O usuário do serviço ainda conta com a tarifa social no valor de R$ 1,05 aos domingos e feriados. Desde2005, todosos reajustes foramdeterminados ju‐ dicialmente. Em julho de 2008, as empresas que operam no sistema conseguiram aumento para R$ 1,95, que foi mantido até outubro de 2010. Uma ação judicial reduziu para R$ 1,90, mas emagosto de 2011 a tarifa foi rejustada para R$ 2,30, o que causou grande insatisfação aos usuá‐ rios. Analisandoo funcionamentodo sistema eos quesitos que aindadeixamadesejar, em2013oprefeitoClécioLuís determinou a desoneração de impostos para que a tarifa pudesse ser reduzida, demaneira inédita e semnecessitar da intervençãoda Justiça. Atarifa foi reduzidaparaR$2,10, cujo valor permanece até os dias atuais. REDUÇÃONONÚMERO DEACIDENTESDETRÂNSITO De acordo comos dados de atendimento de ocorrên‐ cias de acidente do Batalhão de Policiamento de Trânsito nos períodos de 2013 e 2014 de janeiro a junho, ocor‐ reram respectivamente 2013 e 1717 acidentes, isso re‐ presenta aproximadamente 14,7% de redução dos aci‐ dentes no município de Macapá e, tendo como conse‐ quência, neste período, uma diminuição de vítimas por acidente de trânsito. ●
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