Revista Diário - 4ª Edição - Fevereiro 2015

Revista DIÁRIO -Março 2015 - 70 Que venham os concorrentes. O Amapá está preparado para a briga no mercado de varejo de alimentos, vestuário, móveis e eletrodomésticos. Empreendedores locais, fortalecidos pelo livrecomércio, não sentem concorrência de fora A presença do Atacadão, per‐ tencente ao grupo francês Carrefour, empouco ou nada afetou o desempenho já existente das redes de varejo local: Santa Lú‐ cia, Favorito, Fortaleza e Nutriama‐ Maracá, no ramo de alimentos, nemas demóveis e eletrodomésti‐ cos, Domestilar e Center Kennedy. No setor de vestuários, o Amapá não tem redes, deixando que con‐ correntes de fora funcionem, como a Riachuelo. Ao vislumbrar a iminência da penetração de empreendedores de fora, os comerciantes amapaenses trataram de blindar o mercado lo‐ cal para dificultar, primeiramente a entrada dos chamados predado‐ res e, depois, a dos investidores de longo curso. Predadores são aque‐ les que passam pouco tempo na atividade com a fachada de que vieram para ficar. A blindagem aos empreende‐ dores locais foi na forma de uma competição de alto nível, apresen‐ tando bonitas, amplas e confortá‐ veis lojas, oferta de serviços de qualidade e preços até a baixo da média nacional. Outra estratégia é a demarcação de espaços pelos empreendimentos locais na ALCMS, emMacapá e Santana. Observa‐se que os grupos do Amapá instalam estabelecimentos nas duas principais cidades do es‐ tado, não deixando espaços livres para os “estrangeiros”. Diante disso, quementrar nomercado vai ter que pagar para ser competitivo. A Nutriama‐Maracá possui es‐ tabelecimento de grande porte no Pacoval, em Macapá, zona norte, e tem em andamento a construção de outro, na zona sul da cidade; também projeta, para longo prazo, mais duas lojas na zona norte, e abertura de lojas de varejo de me‐ nor porte, em Santana. O Grupo Fortaleza tem estabe‐ lecimentos no centro da capital, zona norte e no bairro do Lagui‐ nho. Além disso, constrói outro na rodovia JK, perto do Atacadão Carrefour. O Grupo Santa Lúcia está firma‐ do no centro de Macapá, nos bair‐ ros do Trem e Congós, e ainda na cidade de Santana. O Grupo Favorito, por sua vez, existenobairroBuritizal e se amplia com um grande empreendimento Texto: Douglas Lima Fotos: Samuel Silva Economia

RkJQdWJsaXNoZXIy NDAzNzc=