Revista Diário - 4ª Edição - Fevereiro 2015

Revista DIÁRIO -Março 2015 - 71 O utro mercado que começa a chamar a atenção dos grandes empreendedores é o do entor‐ no do estado, onde habita, estimati‐ vamente, uma população equivalen‐ te à do Amapá. Os empreendedores, que acham extraordinário omercado dosmuni‐ cípios da ilha do Marajó, projetam estender os seus negócios à essa re‐ gião. A população de Breves (PA), de 20 mil pessoas, toda se abastece em Macapá. O entrave para a exploração do nichomarajoara é de ordem legal, mas acordos podem ser feitos entre os governos do Amapá e Pará para a exploração desse comércio. O economista Jurandil Juarez vis‐ lumbra que os principais varejistas amapaenses já têm sustância sufi‐ ciente para fazer aquisições de gru‐ po de fora que queiramoperar no es‐ tado. O contrário disso também po‐ de acontecer. Ele cita como exemplo o Maracá que já tem estrutura sufi‐ ciente para interessar a um grande grupo de outro estado ou país, e ar‐ risca que é possível que num futuro não distante se tenha a notícia de um fusão no comércio varejista, como já ocorre no ramo de farmácias. Para Jurandil, apenas osmodelos econômicos do Poder Público e o do comércio não são suficientes para desenvolver o Amapá. Por isso, é ne‐ cessário que outros dois setores também cresçam, que são a indús‐ tria e a agricultura, o que só pode ocorrer com o estabelecimento de políticas que privilegiem essas duas áreas, principalmente a agricultura, que é o principal potencial tucuju, pela terra, sol e água que possui. ● Mercado Promissor na rodovia Juscelino Kubitschek. “Isso demonstra maturidade do empreendedor amapaense, que aproveitando as vantagens do livre comércio soube tornar‐se competitivo”, pontua o economis‐ ta Jurandil Juarez (foto). No setor de imóveis e eletrodo‐ mésticos, a Domestilar se situa co‐ mo líder do mercado local. Além da cadeia existente na capital – Buritizal e três lojas no Centro ‐, a rede se expande nos municípios de Porto Grande, Tartarugalzinho e Oiapoque, onde já estão as lojas Center Kennedy. O setor de vestuário não pos‐ sui cadeia de lojas local. As princi‐ pais concorrentes de fora são a Riachuelo, CIA, Renner e o peso pesado Daymler. ●

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