Revista Diário - 7ª Edição - Junho 2015

Revista DIÁRIO - Junho 2015 - 16 O Amapá há muito tempo se lamenta pelo fato de não possuir ligação rodoviária com o restante do país. “Para Macapá só se vai de navio ou de avião”, é o que se costuma dizer. Mas um projeto de integra‐ ção do estado com seus vizinhos da Amazônia es‐ tá sendo retomado. Trata‐se da obra da rodovia Perimetral Norte, a BR 210, que poderá ligar Macapá a cidades como Boa Vista (RR) e Manaus (AM). O entusiasta do projeto é o superintendente do Departamento de In‐ fra‐estrutura de Transportes (Dni) no Amapá, Fábio Vilarinho. Desde que assumiu o cargo, em 21 de novembro de 2013, ele tem se debruçado nos grandes projetos estruturantes, como a pavimentação dos trechos já existentes da BR 210 e a retomada da construção do trecho que falta até atravessar a fronteira com o Pará, daí a denominação de Perimetral Norte. “A Perimetral Norte começa em Porto Grande, pois a BR 210 liga três estados, que são o Amapá, o Pará e Roraima. Ela foi aberta para se criar um corredor pas‐ sando por essas três unidades para chegar ao Caribe”, ex‐ plica o executivo. Ele diz que investir em estradas é integração e o Bra‐ sil precisa estar inte‐ grado, especialmente para esta parte norte, compreendida pela imen sa floresta ama‐ zônica”, diz. PODERES Desde a paralisação da obra de construção da Peri‐ metral, nos anos 70, muita gen‐ te havia se conformado com o fim do projeto, voltando as atenções já nos anos 90 para a possibilidade da estrada e da ponte para o Platô das Guianas. “Que não liga a nenhum estado brasileiro”, pondera o superintendente do Dnit. ● Iniciada ainda no regimemilitar, estrada pode concretizar sonho de abrir uma janela para que o Amapá seja interligado a estados vizinhos como o Pará, Roraima e Amazonas. Texto: Cleber Barbosa. Fotos: Arquivo Dnit Perimetral pode ser retomada no Amapá Infra-estrutura

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