Revista Diário - 7ª Edição - Junho 2015

Consultório Psiqué Avenida FAB, 1070- Sala 306 Edifício Macapá Office 98127-0195 O s oneomaníacos acabam por se confun‐ dir com o que adquirem, com as coisas que compram. A identidade deles está intimamente ligada àquilo que adquirem, bem como àquilo que oferecem aos outros. Eles têm no consumo um verdadeiro vício. Quando os portadores de Oneomania dão as coisas para as pessoas, não se pode ver co‐ mo uma atitude autruísta, mas sim como uma forma de manter essas pessoas por perto. Dra. Ana Beatriz Barbosa, autora de Men‐ tes Consumistas, faz uma análise interessante dos vocábulos SER e TER, ela destaca que: SER, possui identidade, particularidade; en‐ quanto que ter, é possuir, ter fortuna, ter mé‐ ritos. Percebe‐se que ambos são verbos que denotam ação, ou seja, um movimento em al‐ guma direção. O SER, nos leva à posse de nós mesmos, tanto socialmente, como afetivamente. Já o TER conduz à posse material. E assim, num mundo capitalista que vivemos, onde o ser humano preenche suas angústias e vazios com objetos, coisas que muitas vezes são des‐ necessárias, deixando‐se envolver pela dita‐ dura do ter. São pessoas que estão sempre de‐ vendo, porque compram por impulso, como uma tentativa de aliviar o desconforto psíqui‐ co e físico. Dra. Ana Beatriz, destaca algumas frases que demonstram esse TER, onde tudo parece ter preço: "qual o seu preço?", ''dinhei‐ ro compra tudo, o que não compra, manda buscar''. Dessa forma, cria‐se a ilusão que tu‐ do pode ser materializado. Nota‐se que muitas pessoas desejam ser vistas, reconhecidas, cobiçadas e até inveja‐ das. Quando tem um evento, sentem‐se ob‐ rigadas a estarem presentes, estampar as capas de revistas, as colunas sociais, como forma de mostrarem seu ''poder''; porque podem '''ter''. E dessa forma, o TER em de‐ trimento do SER passa a ser o maior objeti‐ vo. Portanto, existem coisas que jamais po‐ derão ser adquiridas, como inteligência, sa‐ bedoria, auto‐estima, respeito, amor, sereni‐ dade. Afinal, tudo isso depende da subjetivi‐ dade e personalidade de cada um. Não es‐ quecendo que estamos aqui para nos aper‐ feiçoar como seres humanos, únicos, singu‐ lares, sui generis. Por isso, precisamos bus‐ car nossos sentimentos e nossa consciência, e isso se faz de forma assertiva e segura den‐ tro do processo psicoterapêutico. Pense Nisso! ● Riqueza CláudiaOliveira Psicóloga clínica Oneomaníacos Oneomaníaco é a denominação atribuída ao compulsivo por compras. Vale ressaltar que são umpouco adversos dos portadores de transtornos compulsivos. Revista DIÁRIO - Junho 2015 - 5 Comportamento "Comprar celular, comprar computador Comprar qualquer troço praaliviar minhador. Euprecisogastar, eupreciso consumir". (Música Consumismo-H9) CláudiaOliveira

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