Revista Diário - 30ª Edição

Revista DIÁRIO - Edição 30 - 27 Amapá. A pesquisa de acompanhamento desses egressos iniciada no mesmo ano, indicou o tipo de trabalho, o local de trabalho, a natureza do trabalho e a continuidade da formação acadêmica desses profissionais. Quanto ao tipo de trabalho, 67,1% dos egressos atuam como docentes, sendo que 45,0% são professores exclusivos do ensino superior, 6,0% trabalham tanto no ensino superior como no ensino básico, enquanto 16,1% são professores exclusivos do ensino básico. Desses egressos, 27,5 % trabalham como técnicos, 0,7 % como pesquisador e 4,7% não responderam ou não estão tra- balhando. Tipo de trabalho Frequência Porcentagem Acu- mulada Quanto ao local de trabalho, a pesquisa indicou que 57,7% desenvolvem suas atividades em instituições de ensino superior, sendo que 49,0% trabalham exclusiva- mente em instituições de ensino superior públicas, sendo que 38,9% tiveram ou tem vínculos profissionais com a Unifap, 5,4% no Instituto Federal do Amapá (Ifap), 4,7% na Universidade Estadual do Amapá (Ueap). Verifica-se também, mostra Filocrião, que 2,7% tra- balham tanto em instituições de ensino superior privadas e públicas, enquanto 6% se encontravam trabalhando, unicamente, em instituições de ensino privado. O se- gundo maior beneficiário da formação desenvolvida pelo PPGMDR foi o governo estadual com aproveitamento de 33,6% dos mestres formados em atividades técnicas e no ensino básico., O Iepa teve nos seus quadros um profissional titulado (0,7%), enquanto 8,0% dos titulados não informaram ou não estão trabalhando. Quanto à continuidade na formação acadêmica, atra- vés do acesso ao Curso de Doutorado, os dados organiza- dos mostram que 30,2%dos egressos do PPGMDR deram continuidade na sua formação acadêmica, sendo que 21 egressos já concluíram o doutoramento, enquanto 24 ainda continuam estudando. 67,1% dos egressos não buscaram o doutoramento e 2,7% não informaram. O professor doutor observa que, em síntese, as traje- tórias dos egressos formados no PPGMDR indicam um direcionamento ao atendimento de demandas da educa- ção, predominantemente da educação superior pública, exigente em titulação de mestrado e doutorado. Em se- gundo lugar, os esforços levaram à capacitação de técni- cos responsáveis pelas políticas públicas do governo estadual e na titulação de professores do ensino básico da rede pública. Os egressos direcionados ao ensino superior manti- veram e/ou mantém uma atuação preferencial com a Unifap na forma de contratação efetiva ou temporária como professores substitutos. Os que conseguem acessar o quadro efetivo das instituições de ensino superior pú- blicas tendem a continuar a sua formação acadêmica aproveitando as oportunidades de acesso aos doutorados que são oferecidas no estado de forma permanente ou aos doutorados interinstitucionais (Dinter) criados para atender demandas específicas da Unifap. Nesse sentido, explica o coordenador, os mestres em desenvolvimento regional estão contribuindo para a melhoria da educação superior e básica e no desenvolvimento científico e tec- nológico do Amapá, na formulação e/ou execução de po- líticas públicas. O professor Filocrião observa, também, que o PPGMDR, desde sua criação, tem atendido uma demanda de capacitação de professores e técnicos da Unifap. No período de 2008 a 2018 chegou a titular 58 servidores da instituição, sendo 51 professores, entre substitutos e efetivos, e sete técnicos, sendo que nas 11 turmas cons- tituídas ao longo do período em todas se observa a pre- sença de no mínimo um professor. Esse quantitativo representou 38,9% dos mestres titulados no período que foram 149. Quanto à continuidade na qualificação dos servidores da Unifap titulados no PPGMDR, observa-se que 31 ser- vidores, ou seja 53,4%, continuaram o seu processo de formação acadêmica, buscando o acesso aos cursos de doutorado criados no Amapá, ou os fora do estado, ou ainda os Dinter ofertados pela Unifap em parcerias com grandes universidades do país. Desse número, 30 são professores e um é técnico administrativo da universi- dade federal.. “Essa preocupação de atender a demanda existente na Unifap de professores titulados teve um contribuição bastante positiva para o fortalecimento da pós graduação stricto sensu no Amapá. Um exemplo elucidativo foi o caso da criação do Mestrado em Educação da Unifap, que era o curso de pós graduação commaior demanda repri- mida existente no estado, por falta de professores dou- tores na área de educação. Através das primeiras turmas do PPGMDR se titulou um número bem expressivo de professores apenas graduados que atuavam na área, o que permitiu através de um Dinter em Educação em par- ceria com a Universidade Federal de Uberlândia formar 14 doutores em educação, o que permitiu acelerar a ins- talação do Mestrado em Educação, ocorrida em 2017, para iniciar o atendimento da forte demanda externa, contando esse programa com cinco professores forma- dos em mestres pelo PPGMDR.

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