Revista
DIÁRIO
- Novembro 2015 -
39
O
ano de 1717 é ummarco decisivo que vai in luenciar
futuros ventos libertários de mudança em todo o
mundo. Nesse ano é criada a Grande Loja Unida da
Inglaterra, considerada até hoje a Mãe Histórica da Maço‐
naria Universal.
Fundada no dia 24 de junho de 1717, na Cervejaria do
Ganso e da Grelha (The Goose and Gridiron), conseguiu
reunir nesse históricomomento as lojasmaçônicas ACoroa
(The Crown), AMacieira (The Apple), Copázio (copo gran‐
de, copaço) e as Uvas (The Rummer and Grappes).
Elegeram como primeiro grão mestre o irmão Sir An‐
tony Sayer. As três primeiras lojas foram constituídas de
maçons operativos e, a quarta, a do Copázio e das Uvas, foi
constituída por homens eminentes e nobres. Entre eles
destacamos a igura intelectual do reverendo presbiteriano
James Anderson. Ele escreveu, em l723, o famoso Livro das
Constituições (Livre des Constituitones), mais conhecido
como Constituições de Anderson.
A 2ª edição da Constituição Maçônica de James An‐
derson foi impressa e amplamente divulgada em 1738, e
adotada e disseminada por várias potências maçônicas
em diversos países da Europa. Coincidentemente, no
mesmo ano, no dia 28 de abril, é emitida a chamada Bula
Mãe da Igreja Católica, bula que proibia terminantemen‐
te católicos de se tornarem maçons. Quem a desrespei‐
tasse lhe era imputada pecha de herege e excomungado,
perseguido como uma pessoa vil, indigna de con iança
do clero e da nobreza.
REVOLUÇÕESNAEUROPA,
ESTADOSUNIDOSEBRASIL
Aos olhos da Igreja Inquisitorial da Idade Média, pré
Moderna eModerna, a história daMaçonaria seria formada
por hereges como Jacques DeMolay e seus templários, John
Huss, Lutero, João Calvino, Henrique VIII, Copérnico, Gali‐
leu Galilei, Giordano Bruno e tantos outros.
A Igreja Católica e a nobreza tinham a Maçonaria Pro‐
testante como voraz inimiga e a própriaMaçonaria Católica
também já tinha aderido ao Movimento Iluminista, que ir‐
radiava em toda a Europa, sendo sua grande referência his‐
tórica de construção omaçom Jean Jacques Rousseau. Não
tinha mais como o clero e a nobreza frearemomovimento
libertário e republicano no mundo daquela época.
No dia 4 de julho de 1776 ocorre a Independência dos
Estados Unidos da América sonhada por AbrahamLincoln
e promulgada por George Washington, respectivamente,
maçons e protestantes. A América estava inalmente livre
do jugo imperialista inglês para construir umnovo país ins‐
pirado nos mais nobres ideais comuns republicanos.
Simultaneamente, em 1789, eclode a Incon idência Mi‐
neira, no Brasil, e a Revolução Francesa (1789/1799), mo‐
vimentos libertários in luenciados por maçons. O lema Li‐
berdade, Igualdade e Fraternidade, da França Revolucioná‐
ria, torna‐se a trilogia emblemática daMaçonariaUniversal.
A primeira associação maçônica no Brasil – que ainda
não era uma loja regular – foi fundada emPernambuco pe‐
lo botânico Manoel de Arruda Câmara, em 1.796, e icou
conhecida como o Aerópago de Itambé. Foi devido à in‐
luência do Aerópago que ocorreu em 1817 a Revolução
Pernambucana.
Organizada por maçons, o ideal era, também, republi‐
cano. Logo o movimento depõe o governador e proclama
a República em6 demarço de 1817. Dura quase trêsmeses
e logo é derrotado pelas tropas imperiais. Os principais lí‐
deres são enforcados, à exceção de Frei Caneca, também
maçom, que sobrevive.
Marcoshistóricos
importantesdaMaçonaria
Universal