Previous Page  39 / 84 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 39 / 84 Next Page
Page Background

Revista

DIÁRIO

- Novembro 2015 -

39

O

ano de 1717 é ummarco decisivo que vai in luenciar

futuros ventos libertários de mudança em todo o

mundo. Nesse ano é criada a Grande Loja Unida da

Inglaterra, considerada até hoje a Mãe Histórica da Maço‐

naria Universal.

Fundada no dia 24 de junho de 1717, na Cervejaria do

Ganso e da Grelha (The Goose and Gridiron), conseguiu

reunir nesse históricomomento as lojasmaçônicas ACoroa

(The Crown), AMacieira (The Apple), Copázio (copo gran‐

de, copaço) e as Uvas (The Rummer and Grappes).

Elegeram como primeiro grão mestre o irmão Sir An‐

tony Sayer. As três primeiras lojas foram constituídas de

maçons operativos e, a quarta, a do Copázio e das Uvas, foi

constituída por homens eminentes e nobres. Entre eles

destacamos a igura intelectual do reverendo presbiteriano

James Anderson. Ele escreveu, em l723, o famoso Livro das

Constituições (Livre des Constituitones), mais conhecido

como Constituições de Anderson.

A 2ª edição da Constituição Maçônica de James An‐

derson foi impressa e amplamente divulgada em 1738, e

adotada e disseminada por várias potências maçônicas

em diversos países da Europa. Coincidentemente, no

mesmo ano, no dia 28 de abril, é emitida a chamada Bula

Mãe da Igreja Católica, bula que proibia terminantemen‐

te católicos de se tornarem maçons. Quem a desrespei‐

tasse lhe era imputada pecha de herege e excomungado,

perseguido como uma pessoa vil, indigna de con iança

do clero e da nobreza.

REVOLUÇÕESNAEUROPA,

ESTADOSUNIDOSEBRASIL

Aos olhos da Igreja Inquisitorial da Idade Média, pré

Moderna eModerna, a história daMaçonaria seria formada

por hereges como Jacques DeMolay e seus templários, John

Huss, Lutero, João Calvino, Henrique VIII, Copérnico, Gali‐

leu Galilei, Giordano Bruno e tantos outros.

A Igreja Católica e a nobreza tinham a Maçonaria Pro‐

testante como voraz inimiga e a própriaMaçonaria Católica

também já tinha aderido ao Movimento Iluminista, que ir‐

radiava em toda a Europa, sendo sua grande referência his‐

tórica de construção omaçom Jean Jacques Rousseau. Não

tinha mais como o clero e a nobreza frearemomovimento

libertário e republicano no mundo daquela época.

No dia 4 de julho de 1776 ocorre a Independência dos

Estados Unidos da América sonhada por AbrahamLincoln

e promulgada por George Washington, respectivamente,

maçons e protestantes. A América estava inalmente livre

do jugo imperialista inglês para construir umnovo país ins‐

pirado nos mais nobres ideais comuns republicanos.

Simultaneamente, em 1789, eclode a Incon idência Mi‐

neira, no Brasil, e a Revolução Francesa (1789/1799), mo‐

vimentos libertários in luenciados por maçons. O lema Li‐

berdade, Igualdade e Fraternidade, da França Revolucioná‐

ria, torna‐se a trilogia emblemática daMaçonariaUniversal.

A primeira associação maçônica no Brasil – que ainda

não era uma loja regular – foi fundada emPernambuco pe‐

lo botânico Manoel de Arruda Câmara, em 1.796, e icou

conhecida como o Aerópago de Itambé. Foi devido à in‐

luência do Aerópago que ocorreu em 1817 a Revolução

Pernambucana.

Organizada por maçons, o ideal era, também, republi‐

cano. Logo o movimento depõe o governador e proclama

a República em6 demarço de 1817. Dura quase trêsmeses

e logo é derrotado pelas tropas imperiais. Os principais lí‐

deres são enforcados, à exceção de Frei Caneca, também

maçom, que sobrevive.

Marcoshistóricos

importantesdaMaçonaria

Universal