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Cultura

As facetas enuances da

evolução cultural em

Parintins (AM), Afuá (PA) e

Mazagão Velho (AP) -

tradição, religiosidade,

modernidade, tecnologia e

empreendedorismo

Texto:

Célio Alicio

Fotos:

Arquivo

grande evento religioso e cultural de julho no es–

tado do Amapá Macapá é sem dúvida a Festivi–

dade de São Tiago, realizada há 241 anos pela

comunidade do distrito de Mazagão Velho, perten–

cente ao município de Mazagão e com apoio da

Prefeitura Municipal e governo do estado através

da Secretaria de Cultura. Distante 32 quilômetros

de Macapá, Mazagão Velho é uma das principais

cidades históricas do estado e foi fundada em 1770 para

abrigar famílias portuguesas e seus escravos que foram

transferidos para a Amazônia colonial em função da de–

sativação da cidadela de Mazagão, pertencente a Portu–

gal, localizada no norte da África, no território do atual

Marrocos, onde ocorreu um conflito do tipo Guerra Santa,

entre mouros (árabes muçulmanos) e cristãos (católicos

portugueses). Desse episódio surgiu a festividade em

1777 com a encenação a céu aberto da batalha ocorrida

na África; as etapas do roteiro religioso se iniciam no dia

16 de julho e se estendem até 25 de julho, Dia de São

Tiago, com a grande procissão em louvor ao santo cató–

lico mais reverenciado pelos mazaganenses, cuja pa–

droeira é Nossa Senhora da Assunção, comemorada no

dia 15 de agosto. Após o dia 25, a festividade ainda se pro–

longa até o dia 28, mas sem o impacto dos dias anteriores,

e no último dia ocorre a Festa de São Tiago das Crianças,

que serve de oficina para os atores mirins que ensaiam

os primeiros passos para tomar parte no elenco principal

quando se tornarem adultos.

Diferentemente das festas de Parintins e Afuá, a festi–

vidade mazaganense mantém o caráter religioso e o apelo

devocional dos católicos locais. Apesar de ser muito mais

antiga que o Festival Folclórico de Parintins e o Festival

do Camarão de Afuá, a Festa de São Tiago não sofreu alte–

rações significativas, mesmo com as transformações tec–

nológicas ocorridas com grande impacto nas últimas três

décadas. Muito provavelmente pela influência religiosa e

por ser organizada predominantemente pelos moradores

do distrito (a prefeitura e o governo do estado entram

com a parte operacional, logística e as atrações artístico–

culturais do evento).

OMarabaixo e o Batuque, que são as principais mani–

festações culturais e folclóricas do Amapá, são muito en–

raizados em Mazagão Velho e satrações culturais bastante

apreciadas; os shows musicais são realizados na noite do

dia 25, após um roteiro intenso de programações que co–

meçam com a Missa Campal e a procissão com a imagem

de São Tiago e São Jorge (coadjuvante na batalha contra

os mouros e incluído na festividade);

à

tarde se dá o

grande espetáculo da batalha entre mouros e cristãos,

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DIÁRIO-

Edição 28 -

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