Cultura
As facetas enuances da
evolução cultural em
Parintins (AM), Afuá (PA) e
Mazagão Velho (AP) -
tradição, religiosidade,
modernidade, tecnologia e
empreendedorismo
Texto:
Célio Alicio
Fotos:
Arquivo
grande evento religioso e cultural de julho no es–
tado do Amapá Macapá é sem dúvida a Festivi–
dade de São Tiago, realizada há 241 anos pela
comunidade do distrito de Mazagão Velho, perten–
cente ao município de Mazagão e com apoio da
Prefeitura Municipal e governo do estado através
da Secretaria de Cultura. Distante 32 quilômetros
de Macapá, Mazagão Velho é uma das principais
cidades históricas do estado e foi fundada em 1770 para
abrigar famílias portuguesas e seus escravos que foram
transferidos para a Amazônia colonial em função da de–
sativação da cidadela de Mazagão, pertencente a Portu–
gal, localizada no norte da África, no território do atual
Marrocos, onde ocorreu um conflito do tipo Guerra Santa,
entre mouros (árabes muçulmanos) e cristãos (católicos
portugueses). Desse episódio surgiu a festividade em
1777 com a encenação a céu aberto da batalha ocorrida
na África; as etapas do roteiro religioso se iniciam no dia
16 de julho e se estendem até 25 de julho, Dia de São
Tiago, com a grande procissão em louvor ao santo cató–
lico mais reverenciado pelos mazaganenses, cuja pa–
droeira é Nossa Senhora da Assunção, comemorada no
dia 15 de agosto. Após o dia 25, a festividade ainda se pro–
longa até o dia 28, mas sem o impacto dos dias anteriores,
e no último dia ocorre a Festa de São Tiago das Crianças,
que serve de oficina para os atores mirins que ensaiam
os primeiros passos para tomar parte no elenco principal
quando se tornarem adultos.
Diferentemente das festas de Parintins e Afuá, a festi–
vidade mazaganense mantém o caráter religioso e o apelo
devocional dos católicos locais. Apesar de ser muito mais
antiga que o Festival Folclórico de Parintins e o Festival
do Camarão de Afuá, a Festa de São Tiago não sofreu alte–
rações significativas, mesmo com as transformações tec–
nológicas ocorridas com grande impacto nas últimas três
décadas. Muito provavelmente pela influência religiosa e
por ser organizada predominantemente pelos moradores
do distrito (a prefeitura e o governo do estado entram
com a parte operacional, logística e as atrações artístico–
culturais do evento).
OMarabaixo e o Batuque, que são as principais mani–
festações culturais e folclóricas do Amapá, são muito en–
raizados em Mazagão Velho e satrações culturais bastante
apreciadas; os shows musicais são realizados na noite do
dia 25, após um roteiro intenso de programações que co–
meçam com a Missa Campal e a procissão com a imagem
de São Tiago e São Jorge (coadjuvante na batalha contra
os mouros e incluído na festividade);
à
tarde se dá o
grande espetáculo da batalha entre mouros e cristãos,
Revista
DIÁRIO-
Edição 28 -
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